Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Andorra

Assessoria especializada em
sucessão empresarial e terapia para executivos

Artigos

Conhece-te a Ti Mesmo

Conhece-te a Ti Mesmo

Queridos leitores, tem uma história que eu gosto muito, intitulada “O Tesouro de Bresa”. Essa história é sobre uma pessoa muito pobre que compra um livro com um segredo de um tesouro. Para descobrir esse segredo e chegar até o tesouro, ela tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro e então estuda e aprende cada língua estrangeira contida ali e as oportunidades começam a aparecer. Lentamente sua vida começa a melhorar.

Depois de estudar os idiomas, essa pessoa precisa decifrar cálculos matemáticos e continua estudando e se desenvolvendo e prospera ainda mais. No final, não existe tesouro algum. Na busca do segredo do tesouro ela se desenvolve tanto que descobre ser ela própria o tesouro.

Recentemente, encontrei dona Maria Conceição que me contou que estava se preparando para fazer o caminho de Santiago de Compostela. Dizia-me ela que nunca tirou um tempo para ela, que viveu mais de 30 anos em função dos filhos e do marido e que com a morte do esposo e inspirada no livro “Compostela” resolveu se conhecer.

Algumas pessoas passam a vida conhecendo melhor marido, filho, amigo, amiga e não se conhece e isso não é certo ou errado. Algumas pessoas, quando caem numa armadilha existencial, às vezes têm dificuldades de se libertar por não conhecer seu acervo e qual das ferramentas deve ser utilizada nesses casos.

Que bom seria se cada um de nós fosse o seu próprio guru. Se cada um fosse seu terapeuta, se cada um de nós tirasse 30 dias como a dona Maria e ficar esse tempo com ela mesma como num ritual de passagem na busca do  autoconhecimento, ou na autotranscendência.

Minha torcida é que na sua caminhada a grande descoberta é ser ela um grande tesouro como no Tesouro de Bresa.

Isso é assim para mim hoje.

Beto Colombo