Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Andorra

Assessoria especializada em
sucessão empresarial e terapia para executivos

Artigos

Elogios

Elogios

Querido leitor, imagine-se entrando na empresa e o responsável pela coordenação do teu setor te aborda dizendo que tem ouvido coisas ótimas a teu respeito. Legal, não é? Pois é... Para mim, quando um líder compartilha emoções positivas, sua equipe também apresenta um humor mais positivo, fica mais satisfeita, o trabalho rende mais e o desempenho coletivo melhora. Há exceções, apenas exceções. Vale sempre lembrar: a principal causa de pedidos de demissão é o fato de as pessoas não se sentirem apreciadas.

Li recentemente uma pesquisa realizada junto a profissionais de saúde que revelou que quem trabalha com um chefe de que não gosta, apresenta uma pressão arterial significativamente mais alta. Segundo o cientista britânico George Fieldman, essa hipertensão provocada pelo relacionamento com o chefe pode aumentar em um sexto o risco de doenças coronárias e em um terço os derrames. “Verificou-se um aumento significativo dessas doenças, em termos tanto estatístico quanto clínico, durante o período em que pessoas conviveram com um chefe que não gostavam”, diz o cientista, que é psicólogo e psicoterapeuta.

Podemos afirmar que quem trabalha por anos a fio com um chefe que realmente detesta, provavelmente ficará vulnerável a doenças cardíacas, em virtude do aumento da pressão arterial sanguínea a longo prazo. É o que diz a pesquisa.

Para mim, todo bom líder sabe repreender. Mas também é um especialista em reconhecer as pessoas competentes e que estão dispostas a crescer junto com a organização. Dar crédito a seus profissionais e elogiá-los sempre que possível é a alavanca para impulsionar uma empresa.

“Dos nascidos de mulher, nenhum foi maior que João Batista”, disse Jesus, se referindo ao amigo João Batista.

Nos negócios e provavelmente em boa parte das atividades da vida, é difícil dizer obrigado em todas as ocasiões, minha dica de hoje é que, sempre que possível, elogie, estimule, anime, encoraje, um vamos lá, é por aí mesmo, vá em frente, que grande ideia, que legal, muito obrigado, muito agradecido. Essas são algumas palavras mágicas e usadas constantemente no dia a dia das pessoas bem intencionadas.

Se você não tem o hábito de agradecer e elogiar penso que você está perdendo uma ótima oportunidade de criar um ambiente positivo, uma química transformadora no seu ambiente de trabalho, na família, no colégio, no clube, e por aí vai...

Penso também que cada um deve descobrir o seu método. O meu é que para cada crítica procuro dar cinco elogios ou agradecimentos. Essa é a matemática do equilíbrio para mim. E o mais interessante é que quando você enche a bola de seu colega, automaticamente você também está enchendo a sua. Mais pessoas se aproximam de você e o ambiente é transformado. Podemos sim nos defender de uma crítica, porém, nos curvamos quando recebemos um elogio.

Lembrando que isso é assim para mim hoje. E você, o que pensa sobre elogios?

Beto Colombo