Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Andorra

Assessoria especializada em
sucessão empresarial e terapia para executivos

Artigos

Malditos Procedimentos

Malditos Procedimentos

Dia destes fomos a São Paulo e, sempre que posso, uno o útil ao agradável, ou seja, vou a trabalho durante a semana e aproveito para dar uma esticadinha e assistir pelo menos uma peça de teatro, ir a restaurantes.

Aproveitando nossa estada na capital paulista, minha esposa e eu fomos em uma loja elegante, dessas redes que você encontra em shoppings do mundo todo. Aliás, essa é uma característica do nosso tempo. Entrar num bom Shopping Center em São Paulo ou outra grande cidade do Brasil, na Argentina, Nova York ou em qualquer  lugar do planeta e todas elas são muito parecidas.

Voltemos às compras.

Minha companheira gostou de um casaco sobretudo. Exatamente no seu manequim só existia uma peça que estava na vitrine. Porém, o procedimento da administração da loja não permitia mudar a vitrine antes de 45 dias.

- Nenhuma peça poderá ser tirada ou colocada, - disse-nos a gerente sem argumentar, depois de eu passar por duas atendentes, até chegar a ela incrédulo.

Seguimos nosso périplo pelo shopping meio sem entender o que havia ocorrido. Depois entramos numa loja de decoração e nos encantamos com um objeto.

– Gostamos desse, vamos levar, qual o desconto para pagamento à vista?, - perguntei.

- O preço é o mesmo, podemos dividir em até 5 vezes no cartão, - disse-nos a vendedora.

– Quem sabe vocês me dão o desconto do cartão e nós pagaremos em espécie? – argumentou minha companheira.

– Não é possível senhora, o procedimento não permite.

Que coisa não? Maldito procedimento.

Reservamos o hotel, um bom hotel de uma rede famosa. Nossa surpresa foi descobrir que a diária com o café incluso custava 50,00 reais a mais, porém, se nós quiséssemos poderíamos tomar o mesmo café da manhã do hotel, tudo igual, por 20,00 reais por pessoa. Se o tio Ivo ouvisse isso, ele diria: Pensam que somos burros.

A explicação do atendente foi simples:

– Nossos procedimentos não permitem fugir as regras.

- Malditas regras, malditos procedimentos que fazem pouco caso de nossa inteligência! - exclamei com indignação.

Para protestar e para encerrar a prosa, nem o casaco, nem o objeto de decoração nós compramos. E o café? Simples: pagamos os R$ 20,00 a parte ao invés do R$ 50,00 na reserva.

Eles podem seguir o maldito procedimento, mas nós podemos sim nos rebelar e não aceitar.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, concorda com os malditos procedimentos?

Beto Colombo