Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Andorra

Assessoria especializada em
sucessão empresarial e terapia para executivos

Artigos

Quem não tem cabeça tem que ter pernas

Quem não tem cabeça tem que ter pernas

Você já deve ter ouvido de algum parente ou amigo mais velho que “quem não tem cabeça, tem que ter pernas” ou “quando a cabeça não pensa, o corpo paga”. São ditos populares bem conhecidos e há muitas verdades nas entrelinhas que algumas pessoas praticam. Já para outras pessoas é apenas um ditado, um provérbio. Para mim como empreendedor faz muito sentido pensar no que fazer, para só depois agir é o que chamamos, em administração, de planejamento.

Muitos de nós já passamos por situações na vida em que evitaríamos grandes transtornos e até perdas de dinheiro se tivéssemos pensado melhor antes de tomar determinada atitude. É importante, é prudente pararmos para refletir, ponderar. Pensar para planejar. Para mim, o principal papel de um gestor responsável pelo planejamento da empresa é criar o futuro ao invés de reagir a acontecimentos.

Num planejamento, define-se qual a direção a ser tomada. Afinal de contas, lembra Confúcio, “Não existe vento a favor pra quem não sabe aonde vai”. Trata-se de delimitar o foco, eu vejo que sem foco as pessoas e as organizações ficam dando tiros para todos os lados, querendo acertar diversos alvos ao mesmo tempo, e acabam acertando, na maioria das vezes, pouco ou nenhum.

Tão importante quanto o planejamento é o controle. Podemos dizer que planejamento traça o caminho a ser percorrido e o controle mantém a organização na linha que se decidiu seguir.

Um planejamento bem elaborado, seja ele para sua casa, sua vida, sua empresa, permite estabelecer a direção a ser seguida, visando obter um maior grau de interação com o ambiente.

Isso é assim para mim hoje.

Beto Colombo