Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Andorra

Assessoria especializada em
sucessão empresarial e terapia para executivos

Artigos

Transformação

Transformação

Querido leitor, que você esteja em paz. Como é sábia a natureza. Na verdade, é perfeita, é natural! E como, no geral, somos muitas vezes irracionais em relação a mudanças e transformações. Talvez poderíamos aprender também isso com ela.

Mesmo tendo consciência que a mudança é necessária, a maioria das pessoas resiste e luta para manter seu status quo, sua rotina. E essas quando não conseguem ficam irritadas, aborrecidas e algumas vezes adoecem. Algumas pessoas sabem que a novidade reduz o tédio, mas no íntimo preferem o passado. Estão acostumadas, custam a deixar a zona de conforto e vivem às vezes num tédio eterno.

Mudar, teórica ou superficialmente, muitos falam. Mas a mudança que transforma hábitos e rotinas geralmente é profundamente perturbadora. Afinal de contas, uma coisa é mudar, outra é transformar. Aquela, a mudança, provavelmente fica somente na mente; e esta, a transformação, passa por toda a estrutura do ser, inclusive pelo coração e transforma-se em ação.

O ser humano transforma-se da ponta da unha a ponta do cabelo a cada 12 anos, afirma a ciência. Às vezes sabemos ser necessária a mudança, porém, relutamos tanto em nos transformarmos possivelmente em quem realmente precisamos ser e alguns ainda preferem seguir um script, repetindo uma expectativa que outros têm da gente.

Tenho aprendido que transformar-se dá um trabalho danado e resistimos a isso porque, em alguns casos, somos preguiçosos. Falta-nos vontade, só inteligência não basta. Lembrando que para cada um é de um jeito.

Agora, se você concluiu que precisa mudar, mas não está conseguindo, lembre-se que ninguém chega a um resultado diferente fazendo as coisas do mesmo jeito.

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

Beto Colombo